INICIO    –    DRA. LIANA    –    OFICINA DE ORTODONTIA    –    CONSULTÓRIOS  

Consultórios

BARRA DA TIJUCA:

Avenida Ruy Frazão Soares, 121 / 201 – Shopping La Playa 

Ala Curaçao – Condomínio Alfabarra 1

Posto 8 da Praia da Barra  

 

VILA ISABEL:

Rua Silva Pinto, 49 / 210-211-212 – Shopping Vila Center

Esquina com Av 28 de Setembro, 373

 

 Marcação de Consultas: (21) 98450-2121

TÉCNICAS ORTODONTICAS

ORTODONTIA LINGUAL

Usar aparelho dentário deixou de ser um problema para quem não pode ou não se sente confortável em exibir um sorriso metálico. A Ortodontia Lingual é uma técnica de ortodontia fixa na qual os braquetes são colados por trás dos dentes.

ORTODONTIA
FIXA

Aparelho fixo é um dispositivo de tratamento ortodôntico através de peças metálicas coladas aos dentes, com a finalidade de permitir que uma força controlada seja aplicada aos dentes, posicionando-os nos locais planejados.

ORTODONTIA REMOVIVEL

Certas combinações de rotações e mal posicionamento dos dentes são fáceis de corrigir com aparelhos fixos, porém a capacidade de executar movimentos globais e ortopédicos, de segmentos inteiros dos dentes, confere à placa ativa valor e indicação no tratamento ortodôntico total. 

ALINHADORES ORTODÔNTICOS

Os alinhadores ortodônticos são aparelhos removíveis transparentes confeccionados através de tecnologia digital. Através do escaneamento da má-oclusão fazemos a projeção do resultado final e diversas placas são planejadas para dar a sequencia ao movimento.

ORTOPEDIA FACIAL

A Ortopedia Facial é a especialidade que diagnostica, previne e trata problemas do complexo cranio-facial. Através de aparelhos ortopédicos funcionais e miofuncionais, conseguimos restabelecer o crescimento normal de uma criança, evitando extrações e até mesmo a cirurgia ortognática.

BRAQUETES AUTOLIGADOS

Existem braquetes autoligados na técnica convencional e também na técnica de ortodontia lingual. O uso desse tipo de braquetes promove um maior deslize em algumas mecânicas de tratamento, além de evitar a colocação de ligaduras elásticas e metálicas. Existem também em porcelana, safira ou fibra.

ORTODONTIA ESTÉTICA

A busca pela estética durante o tratamento ortodôntico fez surgir o aparelho fixo com peças da cor dos dentes, em safira, porcelana, policarbonato, fibra ou resina. São resistentes e quase imperceptíveis, sendo uma opção ideal para os pacientes que querem um tratamento discreto com custo menor do que o lingual.

ORTODONTIA COLORIDA

O tratamento ortodôntico pode ter um toque especial. Braquetes de porcelana colorida Fascination Jewels da Dentaurum. Todos adoram essa novidade, pois além da borrachinha colorida, as peças também são, criando combinações muito motivadoras para um tratamento ortodôntico.

COMO COMEÇAR UM TRATAMENTO

Consulta
Inicial

Nessa consulta o paciente descreve sua queixa principal e se já foi ou não submetido a algum tratamento ortodôntico. A avaliação clínica é realizada através de uma análise criteriosa da má-oclusão, análise facial, análise funcional, etc. Os exames de diagnóstico são solicitados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Exames Solicitados

Para que o diagnóstico seja feito, é necessário que o paciente realize exames complementares. Os mais comuns são: Radiografia Panorâmica, Radiografia Cefalométrica de Perfil, Exame Periapical Completo, Modelos de Estudo, Fotografias Intra e Extra Orais. Dependendo da avaliação inicial, pode ser necessário solicitar também Radiografia de Mão e Punho, Radiografia Cefalométrica Frontal, Tomografia das ATM’s, Ressonância Magnética das ATM’s. 

Diagnóstico e Planejamento

Após receber os exames, um estudo criterioso de todas as medidas é feito. Realizamos análise facial, análise das arcadas, estudo das radiografias e finalmente chegamos ao diagnóstico do problema do paciente. Nesse momento definimos o plano de tratamento, que significa como o paciente será tratado. Selecionamos o tipo de aparelho (fixo ou móvel) e à mecânica que será realizada.

Tipo de
Aparelho

Um plano de tratamento pode incluir um ou mais tipos de aparelhos. Um tratamento pode começar, por exemplo, com aparelho removível por alguns meses e depois passar para o aparelho fixo. Em uma criança pode começar com um aparelho ortopédico e depois passar para o aparelho fixo. Tudo isso é definido no planejamento do tratamento.